Síndrome de Crouzon, Hemi-Hiperplasia Facial

Síndrome de Crouzon
Disostose Craniofacial

É uma condição de um grupo raro de síndromes e se caracteriza pelo fechamento prematuro de suturas cranianas (craniossinostose).  Ocorre em aproximadamente 1 a cada 65.000 nascimentos e pode está relacionada a idade avançada do pai. O fechamento prematuro das suturas cranianas pode levar a malformações como braquicefalia (cabeça curta), escafocefalia (cabeça em forma de navio) ou trigonocefalia (cabeça em forma de triângulo). A maxila é pouco desenvolvida podendo os dentes superiores apresentarem apinhamento e frequentemente há má oclusão. O tratamento pode ser feito cirurgicamente porém são necessários múltiplos procedimentos




Hemi-Hiperplasia Facial

A hemi-hiperplasia facial é uma rara anomalia de desenvolvimento que se caracteriza pelo crescimento rápido e assimétrico unilateral do rosto e geralmente está associada a síndromes(Ex: mcCune-Albright, Neurofibromatose). Todos os tecidos faciais podem estar envolvidos, como ossos, dentes e tecidos moles.
A doença tem etiologia desconhecida porém alguns autores sustentam que alterações no tubo neural durante o desenvolvimento embrionário seria a hipótese mais aceita.
Para a conduta clínica deve descartar a possibilidade de síndromes e quando cessado o crescimento, cirurgias corretivas podem ser realizadas, assim como tratamento endodôntico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário